• Treinamento

    Praticar mais exercícios pode aliviar dores pós-treino

    Há muito tempo se diz que a massagem é a melhor maneira de aliviar dores pós-treino. Porém, uma nova pesquisa, divulgada pelo jornal Daily Mail, sugere que fazer mais exercícios físicos pode ser mais eficaz. "É uma crença comum de que a massagem é melhor, mas não é", defendeu Lars Andersen, principal autor do novo estudo, publicado noJournal of Strength and Conditioning Research.

    Para observar a eficiência dos exercícios leves para combater as dores muscular, os pesquisadores do National Research Center for Working Environment, em Copenhague, pediu a 20 mulheres que fizessem um exercício de ombro enquanto estavam ligadas a uma máquina que oferecia resistência ao músculo entre o pescoço e o ombro. Dois dias depois elas voltaram ao consultório com dores musculares nesse ponto. Em média, as voluntárias avaliaram sua dor como estando em um nível cinco em uma escala até 10.

    Em seguida, as mulheres receberam uma massagem de 10 minutos em um dos ombros e 10 minutos de exercício leve no outro ombro. Este exercício de recuperação era similar ao inicial, mas agora era apenas um elástico que oferecia a resistência. A equipe de Lars descobriu então que, em relação a um ombro que não recebeu tratamento nenhum, tanto a massagem quanto o exercício foram capazes de diminuir a dor de forma similar.

    A massagem é conhecida como a forma mais eficiente de aliviar as dores musculares.

    No pico do efeito do exercício de recuperação as mulheres relataram uma redução da dor para 0,8, enquanto após a massagem a dor foi para 0,7. Por isso, Lars recomenda o uso de atividade física para aliviar as dores, já que para se exercitar não é preciso gastar dinheiro ou fazer grandes locomoções.

    Não está claro como a massagem ou exercício ajudam a aliviar a dor, mas acredita-se que ambos auxiliam na eliminação de produtos metabólicos, como o ácido lático, que estão ligados às dores musculares e aos danos aos tecidos.


    Fonte: Saúde Terra 17/4/2013

Sobre

Sou educadora física, formada há dez anos e atuo na área há 12 anos, pós graduada em treinamento desportivo e certificada em pilates.

Trabalhei em vários campos dentro da Educação física dando aulas de ginastica, alongamento, pilates, treinamento funcional, montando e supervisionando treinos de musculação.

Como Personal Trainner, atendo diversas faixas etárias, com um trabalho voltado as especificidades de cada indivíduo, auxiliando na busca de seus resultados e objetivos.

Indicações

Produzido por Rodney Nunes - (11)95239-0619